Escola de Samba Raios de Luar é tradição que não pode faltar em Gurupé

                Enquanto Dona Edileuza Maria Ramos passava noites em claro costurando o figurino para a escola de samba Luar de Prata há mais de 20 anos atrás, ela sonhava em tocar a sua própria escola mesmo com as dificuldades que sabia que iria enfrentar ao longo dos anos. Foi na Luar de Prata que iniciou sua vida no samba, trabalhando duro e desfilando todos os Carnavais.

Quando a Escola acabou por volta do ano 2000, Dona Edileuza resolveu dar uma parada para pensar melhor nos seus planos até que decidiu reativar a instituição por conta própria. Devido a irregularidades na Prefeitura não foi possível reabrir a Escola. “Foi quando decidi criar outra organização com o nome Raios de Luar com a ajuda de Dona Enedina Nascimento, presidente da Luar de Prata”, disse ela. 

Muito cuidadosa, Dona Edileuza se preocupou com todos os detalhes. Registrou a Escola em cartório, filiou-se a Federação Carnavalesca de Escolas de Samba de Pernambuco e desfila religiosamente todos os anos nos carnavais do Recife. Nunca contou com nenhum patrocínio público ou privado, apenas ajudas aleatórias e o dinheiro disponibilizado pela Prefeitura para o Carnaval. A Raios de Luar é composta por mais de 100 pessoas, sendo 20 da diretoria e cerca de 70 pessoas que compõem a bateria. Todo este público é capaz de formar cerca de 10 alas no desfile, dependendo do enredo. 

Toda a família participa da Escola. D. Edileuza tem oito filhos que se dividem entre organização, bateria, diretoria e porta bandeira. “Tenho muito orgulho disso tudo. Há 25 anos que trabalho com Escolas de Samba, não tenho como viver sem toda esta animação, para mim o Carnaval é coisa séria, é a minha maior alegria” diz ela que anuncia o Enredo para este ano de 2012: Luzes do Sertão. Este enredo também será apresentado no dia do evento cultural de inauguração da célula produtiva de Gurupé.

Para os que quiserem ouvir um pouco da Escola de Samba Raios de Luar é só clicar aqui!! Confira também a galeria de fotos abaixo.